Montes Claros, MG – Com o termino do prazo para as convenções partidárias em todo o Brasil, os partidos políticos de Montes Claros mobilizaram suas bases apresentaram seus candidatos para concorrer ao pleito de outubro, foram oficializadas cinco chapas eleitorais Guilherme Guimarães(União Brasil), Délio Pinheiro(PDT), Mauricio Sergio(PL), Paulo Guedes(PT) e Rui Muniz(PSB).
A Cidade conta com 277.710 eleitores aptos a votar, a abstenção giram em torno de 25% os debates devem girar em torno dos temas infraestrutura, segurança pública, saúde e educação.
Quem são os candidatos?
Guilherme Guimarães – União Brasil

GUILHERME AUGUSTO GUIMARÃES DE OLIVEIRA, Atual vice-prefeito de Montes Claros, Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). E professor efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros e Analista Ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Gestão ambiental e Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos urbanos e industriais, poluição ambiental, gestão, planejamento urbano, licenciamento ambiental. Engenheiro Civil responsável pelas obras da UNIMONTES. Aluno regular do Programa de Doutorado em Saneamento e Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP.
A convenção do Grupo Politico reuniu muitas lideranças políticas, do norte de minas, como o atual prefeito Humberto Souto, os deputados Marcelo Freiras, Arlen Santiago, Oscar Teixeira e Gil Pereira, também foi definido alguns dias após a convenção de que o vice será o advogado e ex-procurador-geral do município Otávio Machado Rocha.
Carreira Política
2020 – Disputou a primeiro eleição par ao cargo de vice-prefeito ao lado de Humberto Souto, que obteve uma vitória nas urnas logo no primeiro turno foram 85,24% dos votos contra 7,29% do segundo mais bem votado, embora Guilherme Guimarães tenha disputado apenas esta eleição ele se fez presente durante os dois mandatos de Humberto Souto ocupando várias pastas na gestão.
Délio Pinheiro – PDT

DÉLIO PINHEIRO NETO, 46 anos, natural de Porteirinha, possui formação acadêmica de Nível Superior, Jornalista, Redator, apresentador, palestrante e repórter de televisão. Délio ganhou reconhecimento por atuado por mais de 10 anos como repórter e apresentador de telejornal na InterTV afiliada a Rede Globo no Norte de Minas, lançou-se na política em 2022. O candidato a vice será o médio Eduardo Avelino Filho. A convenção do PDT apresentou os principais pontos de seu plano de governo, destacando a necessidade de um enfoque mais abrangente para o desenvolvimento da cidade. “Montes Claros já possui obras estruturantes, mas uma cidade necessita de mais do que isso. É fundamental investir em esporte, cultura, ação social, educação e saúde. O PDT, ao nos escolher, nos confiou a importante missão de representar Montes Claros com uma abordagem humanizada”,
Carreira Política
2022 – Disputou a primeiro eleição par ao cargo de Deputado Federal, obteve 56891 votos e ficou na condição de suplente, mas assumiu o mandato em abril de 2024 no lugar de Mario Heringer que está licenciado.
Ruy Muniz – PSB

Ruy Muniz, natural de Montes Claros, é um profissional com uma trajetória diversa, atuando como médico, empresário, professor e político. Sua carreira política começou em 2004, quando foi eleito vereador em Montes Claros. Em 2006, avançou para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais como deputado estadual.
Em 2008, Muniz tentou a prefeitura de Montes Claros, mas não obteve sucesso. No entanto, em 2010, ele concorreu ao cargo de deputado federal e terminou na quarta suplência. Sua perseverança foi recompensada em 2012, quando foi eleito prefeito de Montes Claros no segundo turno, com 56,13% dos votos válidos, em 2020 tentou novamente voltar a cadeira de prefeito, mas foi derrotado com larga vantagem por Humberto Souto.
Carreira Política
2004 – Eleito Vereador em Montes Claros pelo PFL
2006 – Eleito Deputado Estadual pelo PFL
2008 – Disputou a eleição para prefeito, pelo DEM, mas saiu derrotado.
2010 – Disputou eleição para deputado federal pelo DEM e ficou como suplente.
2012 – Foi candidato vitorioso nas eleições para prefeito pelo PRB
2016 – Mudou para o PSB e tentou a reeleição mas saiu derrotado no segundo turno por Humberto Souto;
2020 – No PP, pleiteou novamente a cadeira prefeito e novamente foi derrotado por Humberto Souto
2022 – Agora no AVANTE concorreu a cadeira de deputado federal, no entanto, ficou como suplente;
2024 – de volta ao PP para concorrer a prefeitura de Montes Claros.
Paulo Guedes – PT

Paulo Jose Carlos Guedes, natural de Itacarambi/MG, 53 anos, iniciou a carreira política no município de Manga, onde ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT) e foi vereador por três mandatos. Em 2003, assumiu a coordenação estadual do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) e em 2006, foi eleito deputado estadual. Em 2012, foi candidato a prefeito de Montes Claros e disputou o segundo turno, obtendo 43,85% dos votos válidos. Desde 2019, o político ocupa o cargo de deputado federal.
O deputado Paulo Guedes iniciou sua carreira política ligado ao Partido dos Trabalhadores, onde está filiado e em atividade há mais quase 20 anos, tendo este como seu único partido politico.
Carreira Política
2006 – Eleito Deputado estadual pelo PT;
2010 – Novamente Eleito Deputado estadual pelo PT;
2012 – Disputou a eleição para prefeito, pelo PT, conseguiu ir para o segundo turno mas saiu derrotado.
2014- Disputou eleição para deputado federal pelo DEM e ficou como suplente.
2018- Novamente Eleito Deputado estadual pelo PT;
2022 – Novamente Eleito Deputado estadual pelo PT;
Mauricio da Santa Casa – PL

Mauricio Sérgio Souza, o “Maurício da Santa Casa”. Para compor a chapa, foi escolhida como vice a agricultora familiar Patrícia Fuji, que já era filiada ao partido e até então seria candidata a vereadora, Mauricio é o candidato apoiado pelo grupo ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro em seu evento contou com presença de lideranças politicas entre elas o Deputado Nikolas, também estiveram presentes lideres religiosos de igrejas protestantes e também membros da maçonaria montesclarense.
Carreira Política
2024 – Será a primeira vez que Mauricio ira concorre a um cargo publico eletivo;