Montes Claros se torna a quarta cidade mineira visitada pelo presidente em um mês; investimento bilionário fortalece setor farmacêutico e gera empregos no Norte de Minas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta segunda-feira (7), às 10h30, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, do evento que marca o anúncio de um dos maiores investimentos da indústria farmacêutica no Brasil. A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, fornecedora de insulina e medicamentos para o SUS, anunciou a ampliação de sua unidade no município. A cerimônia realizada na sede da empresa, no Distrito Industrial, e contará com autoridades federais e locais. A planta de Montes Claros é estratégica para a empresa no fornecimento de tratamentos injetáveis para doenças crônicas como diabetes tipo 2, obesidade e hemofilia. Atualmente, a unidade gera cerca de 2,65 mil empregos diretos e indiretos na região.
A expansão prevê a construção de uma nova planta para produção de enzimas essenciais à fabricação de princípios ativos de medicamentos, como os análogos de GLP-1. A enteroquinase, produzida em Montes Claros desde 2021, e a enzima ALP, fabricada desde 2008, terão suas capacidades de produção ampliadas. Toda essa produção será exportada para a Dinamarca, reforçando o papel estratégico da cidade mineira no cenário global da farmacêutica.
Além disso, as obras incluem a implantação de processos de produção asséptica, novos laboratórios de controle de qualidade e um armazém moderno. A conclusão de toda a ampliação está prevista para 2028.
Indústria da saúde como prioridade nacional
O investimento faz parte de uma estratégia nacional para fortalecer a indústria da saúde no Brasil. Em novembro de 2024, o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, ressaltou a importância de um setor industrial forte para enfrentar crises sanitárias como as epidemias de Covid-19 e H1N1. No mesmo contexto, o Governo Federal anunciou R$ 4,2 bilhões do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para modernizar laboratórios públicos e fomentar parcerias público-privadas, dentro da agenda da Nova Indústria Brasil (NIB).
Com presença no Brasil desde 1990, a Novo Nordisk tem sede administrativa em São Paulo e a unidade fabril em Montes Claros. A empresa é responsável pela produção de quase metade da insulina utilizada mundialmente, com fábricas também em países como Dinamarca, Estados Unidos, França, Bélgica e China. A visita do presidente Lula reforça o compromisso do governo com a interiorização do desenvolvimento e com o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, posicionando Montes Claros como um polo estratégico da produção farmacêutica nacional e internacional.
investimento Bilionário
Lars Fruergaard Jørgensen, CEO da Novo Nordisk anunciou em seu discurso a empresa fará o investimento de 6,4 bilhões de reais na expansão da unidade produtora de insulina em Montes a Claros o que surpreendeu até os mais otimista, informou ainda que criará uma nova linha de criação asséptica um novo centro de armazenamento e um novo laboratório de controle de qualidade o o que gerará mais 600 e pregos em Montes Claros.

“Como Sabemos ações falam mais alto e por isso que me orgulha muito estar aqui hoje para que compartilha que a Novo Nordisk uma empresa que começou a atende brasileiro om diabetes em 19920e esta anunciando o maio investimento de uma empresa privada no setor de saúde do Brasil, excelentíssimos senhoras e senhores eu tenho o prazer de anunciar que investiremos 6,4 bilhões de reais na expansão de nossa unidade aqui em Montes claros.”
Declarou Lars Fruergaard Jørgensen
Vaias
Durante o discurso do prefeito de Montes Claros Guilherme Guimarães o mesmo anunciou a que o governador de Minas Gerais Romeu Zema não estava presente e que cumprimentaria seu representante Leandro, a plateia que se fazia presente no local iniciou vaias que obrigaram o prefeito a interromper seu discurso e pedir harmonia entre os poderes e afirmar que Montes Claros acolhia todos.
Discurso do presidente
Em seu discurso Lula afirmou:
“Então, nós estamos fazendo uma revolução. E, quando uma fábrica desse porte vem para cá, é importante que vocês levem em conta o que oferecemos aos investimentos aqui no Brasil. Primeiro, oferecemos estabilidade política, para que as pessoas saibam o que vai acontecer neste país e para que haja o exercício pleno da democracia. Segundo, oferecemos estabilidade jurídica. As pessoas não podem ser pegas de surpresa com mudanças repentinas nas regras. Terceiro, temos que garantir estabilidade econômica. É fundamental que as pessoas tenham a certeza de que o governo não tomará medidas inesperadas, na calada da noite, para surpreendê-las. Quarto, devemos oferecer estabilidade social. As pessoas precisam saber que todos vivem em um clima de paz, sem medo de conflitos ou confusões neste país. E, por fim, precisamos garantir previsibilidade. O investidor que está trazendo R$ 6,4 bilhões acredita que o Brasil tem todas as condições necessárias para garantir esse ambiente seguro e confiável para investir”
