Na manhã desta quarta-feira (16/10), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em conjunto com a Polícia Penal de Minas Gerais (PPMG), deflagrou a Operação Diluvium, que visou desarticular o tráfico de drogas e organizações criminosas nas cidades de Medina, Itaobim e região, no Vale do Jequitinhonha. A operação cumpriu 26 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de liderar o tráfico de drogas, ligados ao Comando Vermelho (CV) e ao Primeiro Comando da Capital (PCC).
Fruto de uma intensa troca de informações entre as Agências de Inteligência dos órgãos de segurança, a Operação Diluvium foi planejada após a Polícia Penal da 15ª RISP obter licitamente mensagens trocadas por membros dessas facções que estavam presos. A Inteligência do 15º Departamento de Polícia Civil trabalhou essas informações, que foram repassadas ao delegado Danilo Fernandes Souza, da Delegacia de Medina, que coordenou as diligências e solicitou os mandados judiciais.
O delegado Artur Vieira Temponi, responsável pela Inteligência do 15º Departamento, destacou a importância da colaboração entre as forças de segurança: “Essa ação é um exemplo do trabalho integrado da Polícia Civil com as demais Forças de Segurança Pública. A parceria é necessária, pois todas têm o mesmo objetivo: proteger a população e garantir que aqueles que infringem a lei sejam responsabilizados.”
Na operação, que contou com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Coordenadoria de Operações com Cães (COC) e da Coordenadoria Aerotática (CAT), foram presos 9 suspeitos em liberdade, além do cumprimento de 14 mandados de prisão de detentos já encarcerados, totalizando 23 prisões. As forças de segurança mobilizaram um efetivo de 80 policiais civis e penais de várias regiões.
A Operação Diluvium reafirma o compromisso da PCMG e das forças de segurança com a proteção da comunidade e o combate efetivo ao crime na região do Vale do Jequitinhonha.