Na tarde desta sexta-feira (11/10), um avião monomotor da empresa Aeroterra Aviação Agrícola Ltda e que prestava serviços ao Instituto Chico Mendes (ICMBio/MMA), de prefixo PS-SLR e fabricado pela Air Tractor para combate a incêndios florestais, caiu na estrada de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, Minas Gerais.
O piloto identificado por Adriano Machado, morreu no local do acidente.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), moradores da região avistaram o avião voando em baixa altitude antes da queda. Assim que o acidente foi notificado, três viaturas terrestres e o helicóptero Arcanjo 04, do Batalhão de Operações Aéreas, foram mobilizados. No entanto, como relatou o Capitão Wilker, “infelizmente, quando as equipes chegaram ao local, o piloto já se encontrava em óbito.”
As equipes atuaram no controle das chamas causadas pelo impacto e na preservação da área, que fica em uma região rural de baixa movimentação. O avião, que possui apenas um assento, não causou outras vítimas em solo. O CBMMG destacou que, no momento do acidente, a aeronave não estava envolvida em operações de combate a incêndios.
O local do acidente foi isolado, serão feias pericias no local tanto pela Policia Civil de Minas Gerias quanto pelo Cenipa.
As causas da queda, que ainda são desconhecidas.
Mais detalhes serão divulgados à medida que as investigações avançam.