Helicóptero do Corpo de Bombeiros cai durante buscas por avião monomotor que em Ouro Preto, MG
Um helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) caiu enquanto participava das buscas pelo monomotor que também havia caído no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. A aeronave, modelo BK 117 C-2, de prefixo PR-UEA, pertencente à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, transportava seis tripulantes, incluindo bombeiros, um médico e um enfermeiro, todos em missão de resgate. Infelizmente, todos os ocupantes perderam a vida na tragédia.

Os militares mortos foram identificados como Capitão Wilker, Tenente Victor, Sargento Wellerson, Sargento Gabriel, o médico Dr. Rodrigo Trindade e o enfermeiro Bruno Sudário. Eles haviam decolado do trevo de Jacuba, um ponto estratégico na entrada de Ouro Preto, onde estavam se concentrando para coordenar as ações de resgate do monomotor que havia caído a poucos quilômetros dali. Pouco após a decolagem, o helicóptero colidiu com um paredão de uma montanha próxima, causando a tragédia.
Foi apurado pela Rádio Itatiaia que o Arcanjo 4 do Corpo de Bombeiros perdeu o contato com a torre de comando, a aeronave foi encontrada em area ade difícil acesso e a mesma teria se chocado contra um paredão antes cair, já são cerca de oitenta pessoas entre militares e profissionais da saúde empregados nas buscas.
O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Tenente Henrique Barcellos, informou que após 12 horas de buscas intensas, a aeronave foi localizada numa serra íngreme da região. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estão no local, trabalhando para recuperar os corpos e investigar as circunstâncias do acidente. As buscas foram guiadas pelas últimas coordenadas de GPS e pelos sinais emitidos pelos sistemas Vsky e ELT, além da triangulação de sinais de celular.
A aeronave acidentada, fabricada em 2013, estava em situação regular de aeronavegabilidade, segundo o CBMMG. Novas informações serão divulgadas pela Sala de Imprensa do CBMMG em Belo Horizonte à medida que as investigações avançam.

Confira a Nota Oficial do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Senhoras e senhores,
Para nivelamento de informações, comunicamos que o Arcanjo 04 decolou no dia de ontem para ocorrência de SAR de aeronave acidentada em Ouro Preto (Air Tractor da Aeroterra).
A guarnição composta pelo Cap. Wilker, Ten Victor, Sgt Wellerson, Sgt Gabriel, Dr Rodrigo Trindade e Enfermeiro Bruno Sudário após atendimento da ocorrência a equipe pousou no trevo de Ouro Preto aguardando melhoria do tempo.
A TASA foi acionada para buscar a equipe. Ao chegar no local, a aeronave não estava lá. Foi informado pela equipe da polícia que a aeronave havia decolado.
Fez contato no BOA que também não confirmou a chegada da aeronave na base.
Nas horas seguintes foi feito contato com a Salvaereo para verificação de acionamento do ELT. O qual foi confirmado. Em ação concomitante, uma força tarefa foi montada para realizar buscas na região envolvendo: três guarnições do BOA; aeronave Pegasus; duas equipes de USA de Ouro Preto; Guarnições do BEMAD (COE, PCIF, CANIL, PBS, CBS), Guarnições BM da Cia de Ouro Preto, duas guarnições da Polícia Militar. SCO foi montado no BOA com equipes do CEB, BEMAD, BOA, SAMU, BM5, médicos, enfermeiros do SAMU, psicólogos da AAS.
As buscas ocorreram por toda a noite. A região permanece com tempo ruim dificultando a busca e sobrevoo no local. O SAR decolou de Mato Grosso para sobrevoar a região. As buscas estão concentradas nas últimas informações de GPS enviadas pelo Vsky e ELT, além de triangulação com antena de celular. As famílias foram informados e apoio montado no BOA com suporte médico e psicológico.
Durante o dia montaremos equipes para render as guarnições que trabalhAram durante a noite e para tripular o Arcanjo 02 para auxiliar as buscas quando as condições climáticas permitir.
Pedimos a todos que evitem repassar informações que não sejam as oficiais emitidas pelo posto de Comando. Manteremos o grupo atualizado das informações à medida da evolução das buscas.
Karla Lessa Alvarenga Leal, Tenente Coronel
Comandante do BOA