Execução em Teófilo Otoni: Jovem é morto por grupo armado em beco do bairro Manoel Pimenta
Uma execução à luz do dia foi registrada por câmeras de segurança em um beco no bairro Manoel Pimenta, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, nesta segunda-feira (7). Por volta das 13h30, quatro indivíduos, vestidos com roupas similares à farda da Polícia Militar de Minas Gerais, incluindo coletes balísticos e coturnos, desceram de um Honda City, se identificaram como policiais e executaram um jovem de 22 anos com tiros de fuzil. Após o crime, os suspeitos fugiram em direção à zona rural da cidade.
A Polícia Militar informou que é cedo para confirmar se a morte tem relação com a disputa entre as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC), que têm presença na região, mas essa possibilidade não está descartada. A área onde o crime ocorreu é conhecida por ser dominada pelo PCC, enquanto a vítima, que já tinha várias passagens por tráfico de drogas, poderia estar envolvida em conflitos locais. A PM também não descarta a hipótese de que o crime seja uma “ação pontual” ligada ao tráfico.
Em nota, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) afirmou que não dispõe de imagens de boa qualidade que confirmem se os uniformes usados pelos criminosos são realmente similares aos da corporação. “Ademais, tais fardamentos são comercializados apenas por lojas credenciadas a militares devidamente identificados”, destacou a nota.
Desde o início de 2024, os moradores de Teófilo Otoni vivem apreensivos com a crescente tensão entre as facções criminosas. Em abril, circulou nas redes sociais um vídeo do traficante conhecido como “Andinha” ou “Bala”, apontado como o número 1 do Comando Vermelho em Minas Gerais, ameaçando invadir o bairro Eucalipto, área dominada pelo PCC. O vídeo mostrava o criminoso cercado por homens fortemente armados com fuzis.
Em maio, o assassinato de um jovem de 26 anos, no bairro Fátima, também foi atribuído a essa disputa. Testemunhas disseram à polícia que os autores pertenciam à facção que domina o Morro do Eucalipto. A vítima da execução desta segunda-feira era conhecida por seu envolvimento com o tráfico nos bairros Bela Vista e Joaquim Pedrosa, e estaria ligada à “Família Teófilo Otoni” (FTO), apontada como braço do Comando Vermelho na cidade.
A Polícia Civil segue investigando o caso.