Na noite desta quinta-feira (12), por volta das 23h, o Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, foi alvo de um ataque orquestrado por um grupo fortemente armado.
Durante a ação, os criminosos trocaram tiros com a segurança da unidade e conseguiram abrir duas celas, permitindo a fuga de 16 detentos, entre eles o principal líder de uma facção criminosa da região.


A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) confirmou a ocorrência e informou que a empresa Reviver, responsável pela cogestão e segurança do presídio, acionou a polícia logo após o início do ataque. No entanto, não houve tempo hábil para uma intervenção que evitasse a fuga.

Equipes da Polícia Militar e da Rondesp (Rondas Especiais) foram acionadas e já estão no local para realizar buscas. A Seap declarou que está colaborando com as autoridades, fornecendo todas as informações necessárias para apurar as circunstâncias do ocorrido e recapturar os fugitivos.
O episódio expôs falhas graves na segurança da unidade, que agora será alvo de uma investigação conduzida em parceria com a Polícia Civil. A ação coordenada e a fuga de presos perigosos geram preocupação na região, enquanto as autoridades intensificam os esforços para localizar os criminosos.
Na nota divulgada pela Secretária de Administração Penitenciária da Bahia consta que os internos resgatados são:
1. Edinaldo Pereira Souza, vulgo DADA (líder da facção PCE);
2. Sirlon Riserio Dias Silva, vulgo SAGUIM;
3. William Ferreira Miranda;
4. Idario Silva Dias, vulgo DARINHO;
5. Isaac Silva Ferreira;
6. Thiago Almeida Ribeiro, vulgo PIRATA;
7. Romildo Pereira dos Santos, vulgo RO;
8. Altiere Amaral de Araújo, vulgo LELEU;
9. Anailton Souza Santos, vulgo NINO;
10. Fernandes Pereira Queiroz;
11. Giliard da Silva Moura, vulgo SARUÊ;
12. Rubens Lourenço dos Santos, vulgo BINHO ZOIÃO;
13. Valtinei dos Santos Lima, vulgo DINEI;
14. Anderson de Oliveira Lima, vulgo MAGÃO;
15. Geifson de Jesus Souza, vulgo GEU/BODE;
16. Mateus de Amaral Oliveira.
FATO RELEVANTE
Os internos resgatados fazem parte da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), sendo liderados por Edinaldo Pereira Souza, vulgo “DADA”.
A população deve colaborar com informações que auxiliem na localização dos foragidos, entrando em contato com a Polícia Civil ou Militar por meio dos canais oficiais, 181 (disque denúncia).
Polícia Civil do Estado da Bahia
Eunápolis-BA, 13 de dezembro de 2024.