Sheila Lemos vence eleições em Vitória da Conquista, mas foi declarada inelegível pelo TRE, Conquista pode ter nova eleição em 2025
Sheila Lemos vence eleição em Vitória da Conquista com 58,83
A atual prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), ficou em primeiro lugar na eleição municipal deste domingo, com 58,83% dos votos válidos. Apesar do resultado matematicamente indicar sua vitória, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda precisa confirmar o resultado, já que os votos de Sheila aparecem como “anulado sub judice” nas urnas e no sistema da Corte.
O caso é semelhante ao que ocorreu em São João do Paraiso em 2012, quando Mônica Mendes, venceu as eleições, mas não chegou a tomar posse devido seu ex-marido ter vencido e ocupado a cadeira de prefeito nos dois pleitos anteriores, pelo entendimento da corte seria o terceiro mandato consecutivo do mesmo grupo familiar, o que é vedado pela legislação brasileira, confira aqui o acórdão do Supremo Tribunal Federal.
A disputa no terceiro maior colégio eleitoral da Bahia contou também com os candidatos Waldenor Pereira (PT), que obteve 26,74% dos votos; Lucia Rocha (MDB), com 11,14%; e Dr. Marcos Adriano (Avante), com 3,29%.
A situação de Sheila Lemos é incomum, pois, em setembro deste ano, ela foi declarada inelegível pela maioria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O motivo apontado é que sua candidatura representa um terceiro mandato familiar consecutivo. Em 2020, Sheila foi eleita vice-prefeita na chapa de Herzem Gusmão (MDB), que faleceu em 2021 em decorrência de complicações da covid-19, levando-a a assumir o cargo de prefeita. Antes disso, sua mãe, Irma Lemos, havia sido vice-prefeita no mandato anterior de Gusmão e assumido o Executivo interinamente em 2019 e 2020.
Sheila recorreu da decisão e aguarda julgamento nas instâncias superiores. Enquanto o processo não é finalizado, seus votos não serão validados pelo TSE. Apesar da incerteza, Sheila comemorou o resultado e destacou o orgulho da conquista. “Ser a primeira candidata a vencer uma eleição no primeiro turno em nossa cidade é motivo de orgulho. Vitória da Conquista foi às urnas para declarar que quer seguir sendo a melhor cidade da Bahia e uma das melhores do Brasil para se viver”, afirmou ao G1 Bahia.