Familiares devem procurar o IML em Montes Claros e Januária
Entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizará uma ação importante na região do 11º Departamento de Polícia Civil, em Montes Claros: a Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. Esta iniciativa visa a possível localização de pessoas desaparecidas através da análise de material genético coletado de seus familiares.
O processo envolve a inserção do material genético no Banco Nacional de Perfis Genéticos, que permite o cruzamento de dados para auxiliar nas buscas. A participação é aberta a familiares de primeiro grau dos desaparecidos, sendo recomendado que pelo menos dois parentes compareçam à coleta. A ordem de preferência para a participação é: pai e mãe; filhos e o genitor do filho do desaparecido; e irmãos. Quanto mais familiares desse grau de parentesco participarem, maior será a efetividade na comparação dos dados entre o doador e o desaparecido.
A iniciativa busca aumentar as chances de localização de pessoas desaparecidas, proporcionando uma ferramenta adicional para as investigações e trazendo esperança para as famílias que vivem essa dolorosa situação.