Acidente que vitimou fatalmente 6 pessoas entre elas o então prefeito da cidade Tácito de Freitas Costa
Funcionários de uma empresa de reflorestamento estavam trabalhando em uma área de plantação de eucalipto na comunidade de Chapada Múquem, em Rio Pardo de Minas/MG, quando fizeram uma descoberta inesperada: partes de um motor de aeronave.
Ao localizarem os destroços, um dos funcionários imediatamente acionou a polícia. Militares foram ao local e constataram que as peças pertenciam a uma aeronave que havia caído naquela área há 50 anos. O trágico acidente resultou na morte de cinco pessoas, incluindo o então prefeito de Rio Pardo de Minas, Tácito de Fretas Costa, e funcionários da empresa Embaúba.
Este achado trouxe à tona memórias de um episódio marcante na história da região, relembrando a perda de vidas e as circunstâncias do acidente que até hoje permanecem vivas na memória de muitos moradores.
Estamos na Chapada do Muquém, Rio Pardo, Minas, onde, há 50 anos, 20 de julho de 1974, um grave acidente aéreo vitimou cinco ocupantes, entre eles, o Prefeito do município, Rio Pardo de Minas, o senhor Tácito de Freitas Costa. E hoje, 50 anos após esse acidente, os funcionários do reflorestamento, enquanto prestavam um serviço de destoca nesta área, localizaram o motor desta aeronave. E hoje, a Polícia Militar e os demais órgãos públicos que se encontram, vieram recolher esta peça, para que ela, em um futuro próximo, possa ser exposta à curiosidade pública, para que seja exposta às futuras gerações, devido ao marco histórico a que ela fez parte.
Tenente Kenneth, Policia Militar de Minas Gerais

O então prefeito de Rio Pardo de Minas Tácito de Freitas Costa, tinha 45 anos na época, era conhecido com Taci, e o acidente abalou a cidade, pessoas, moradores mais antigos dizem que escutou-se um estrondo, o avião parou de funcionar caiu no chão e pegou e fogo, matando todos os 6 ocupantes, muitas pessoas fizeram vigília e oração no local do acidente, uma cruz foi instalada ali, destroços foram recolhidos, mas até então um dos motores permanecia sumido.
Para o filho do ex-prefeito Tácito de Freitas Costa Junior, que na época tinha 22 dias de nascido, conta que cresceu ouvindo historia de como seu pai era querido na cidade e que o acidente chocou Rio Pardo de Minas e que achar parte do avião do avião responsável pela morte de seu pai lhe traz a tona essas lembranças.
“Muita gente nova não conhece a história e seria interessante [que todos conhecessem]. Após pensar nessa ideia da exposição, eu fiquei feliz de dar essa oportunidade de outras pessoas conhecerem a história de quem foi o Tácito de Freitas Costa”
Tácito de Freitas Costa Junior, Filho do ex-prefeito



Arquivo pessoal de Tácito Junior tem os relatório do Centro de Prevenção de Cidades Aeronáuticos, que certamente ira para o museu juntamente com o achado.
Nosso objetivo agora e limpar o motor e deixa-lo exposto no museu da cidade juntamente com arquivos, foto e lembranças para que as gerações futuras possam saber das pessoas que foram importantes para Rio Pardo de Minas.
Tácito de Freitas Costa, hoje dá nome ao Hospital ao Estádio Municipal e Avenida na cidade de Rio Pardo de Minas.